Ola, amigos
Primeiros passos para você ser um programador, é você aprender a lógica.
Abaixo temos alguns exercícios para iniciantes na arte de programar.
Para seguir os exercícios peço que baixem e instale o programa Visualg.
Quando vocês abrirem
o programa é assim
que vocês verão
em seus computadores.
Abaixo temos vários exercícios resolvidos para iniciantes no Visualg.
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Exercício 1
Pedir para o usuário digitar um numero e imprimir este numero na tela.
Exercício Resolvido:
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Exercício 2
Pedir para o usuário digitar dois números e imprimir a soma dos dois números.
Exercício resolvido:
Ou podemos ser mais simples
OBS: Para fazer outro tipo de operação como Sbtração ( - ), divisão ( / ) ou multiplicação ( * ),
é só substituir o sinal .
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Exercício 3
Pedir para o usuário digitar dois números e imprimir na tela o maior numero digitado.
Exercício resolvido:
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Exercício 4
Pedir para o usuário digitar duas notas e imprimir na tela sua media aritmética.
Var
ResponderExcluirnumero1, numero2,:
O certo é numero1, numero2
Pois está dando erro na sintaxe no exercício dois.
o exercício esta correto, não pode ter esta virgula que colocou depois do numero2.
ExcluirVar
numero1, numero2 : Inteiro
exatamente poderia ser dessa forma aqui
Excluirnumero1 , numero2 :inteiro or se no caso você for usar o / ai se
usa o numero1 , numero2 :real porque ai seria apenas para numeros reais , em fim espero ter ajudado de alguma forma , e desde já parabéns pela ótima iniciativa dos códigos ....
Alguem consegue resolver esta questão
ResponderExcluirElabore um algoritmo que calcule o troco a ser fornecido em uma compra, ao ser informado o valor da compra e o valor pago. Alem disso, o algoritmo deve fornecer menor numero de cedulas de 2,5,10,20,50, e 100 reais, de moedas de 1 real, e de moedas de 1,5,10,25 e 50 centavos a ser dado de troco
é muito complicado programar ele para calcular cada nota e moeda especifica no entento e possivel fazer assim....
Excluirvar
numero,troco,numero2:inteiro
inicio
escreval ("valor do produto")
leia numero1
escreval(" o valor pago")
leia numero2
calc numero2-numero2
escreval ("o valor do troco é ",calc)
fimalgoritimo
mas ai tem um error...
Excluirvar
numero,troco,numero2:inteiro
inicio
escreval ("valor do produto")
leia (numero1) aqui segue o erro em fechar as aspas <----
escoreval(" o valor pago")
leia (numero2) outro error
calc:= numero2-numero2 mas outro error por faltar os dois pontos e o sinal de = <----
escreval ("o valor do troco é ",calc)
bem espero ter ajudado de alguma abraços....
Algoritmo "semnome"
ResponderExcluirVar
compra,pago,resultado:real
Inicio
escreva("Valor da compra:")
leia(compra)
escreva("valor pago:")
leia(pago)
resultado<- pago-compra
escreva("O troco é:", resultado)
Fimalgoritmo
eai seus putoooooos
ResponderExcluiralgoritmo "semnome"
ResponderExcluir// Função :
// Autor :
// Data : 22/10/2017
// Seção de Declarações
var
a, b, reais: real
inicio
// Seção de Comandos
escreva("Digite o valor da compra: ")
leia(a)
escreva("Digite o valor pago: ")
leia(b)
reais <-(a-b)
escreva("Seu troco é de: ", reais)
fimalgoritmo
ALGUÉM ME AJUDA POR FAVOR
ResponderExcluir-Criar um programa que leia o nome de um vendedor e seu salário, mostrando o nome e seu salário com acréscimo de 10%.
-A Loja Mamão com Açúcar está vendendo seus produtos em 5 (cinco) prestações sem juros faça um programa que receba um valor de uma compra e mostre o valor das prestações.
-Criar um programa que leia dois valores inteiros e efetue a troca desses valores na sua
respectiva variável, e imprima na tela os valores invertidos.
-Ler uma temperatura em graus Celsius e apresentá-la convertida em graus Fahrenheit. A fórmula de conversão é: (F=(9*C+160)/5), sendo F a temperatura em Fahrenheit e C a temperatura em Celsius.
Variância e Desvio Padrão
ResponderExcluirFonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/variancia-desvio-padrao.htm (adaptado)
Imagine a seguinte situação: o dono de uma microempresa pretende saber, em média, quantos produtos são produzidos por cada funcionário em um dia. O chefe tem conhecimento que nem todos conseguem fazer a mesma quantidade de peças, mas pede que seus funcionários façam um registro de sua produção em uma semana de trabalho. Ao fim desse período, chegou-se à seguinte tabela:
Funcionários
Quantidade de peças produzidas por dia
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
A
10
9
11
12
8
B
15
12
16
10
11
C
11
10
8
11
12
D
8
12
15
9
11
Para saber a produção média de seus funcionários, o chefe faz o cálculo da média aritmética de produção, isto é, a soma do número de peças produzido em cada dia dividida pela quantidade analisada de dias.
A partir desse cálculo, temos a produção diária média de cada funcionário. Mas se observarmos bem a tabela, veremos que há valores distantes da média. O funcionário B, por exemplo, produz uma média de 12,8 peças por dia. No entanto, houve um dia em que ele produziu 16 peças e outro dia em que ele confeccionou apenas 10 peças. Será que o processo utilizado pelo dono da empresa é suficiente para o seu propósito?
Para calcular melhor a dispersão de dados, podemos calcular a variância populacional (var) a partir da seguinte fórmula:
Calculando a variância populacional para cada funcionário, obtemos que:
var (A) = 2,0
var (B) = 5,36
var (C) = 1,84
var (D) = 6,0
A partir daí, podemos afirmar que a produção diária do funcionário C é mais uniforme do que a dos demais funcionários, assim como a quantidade de peças diárias de D é a mais desigual.
Como a variância pode ser afetada por valores que estão muito fora da média, podemos calcular o desvio padrão, que indica qual é o "erro" se quiséssemos substituir um dos valores coletados pelo valor da média. O desvio padrão é a raiz quadrada da variância.
dp(A) = √var (A) = √2,0 ≈ 1,41
dp(B) = √var (B) = √5,36 ≈ 2,32
dp(C) = √var (C) = √1,84 ≈ 1,36
dp(D) = √var (D) = √6,0 ≈ 2,45
Podemos ver a utilização do desvio padrão na apresentação da média aritmética, informando o quão “confiável” é esse valor. Isso é feito da seguinte forma:
média aritmética (x) ± desvio padrão (dp)
Se o dono da empresa de nosso exemplo pretende concluir seu relatório com a produção média diária de seus funcionários, ele fará da seguinte forma:
Funcionário A: 10,0 ± 1,41 peças por dia
Funcionário B: 12,8 ± 2,32 peças por dia
Funcionário C: 10,4 ± 1,36 peças por dia
Funcionário D: 11,0 ± 2,45 peças por dia
Mapa:
Usando os conceitos apresentados acima, crie um programa que seja executado no VisualG, que faça o seguinte:
1. Leia os valores de quantidades de peças produzidas por funcionários, por dia de semana, para 4 funcionários e 5 dias (como na tabela acima).
2. Calcule a média aritmética simples de peças por funcionário.
3. Calcule e exiba a variância populacional para cada funcionário.
4. Calcule o desvio padrão para cada funcionário.
5. Exiba a média aritmética +- desvio padrão, como no exemplo acima, para cada funcionário.
Pago bem para quem resolver a questão acima
ResponderExcluirwatts:044 9 9991-3644
ResponderExcluiralguem porfavor me ajude,como é que faço um algoritmo que pedi a quantidade do produto e multiplica pelo preço do produto?ajudem porfavor
ResponderExcluirboa tarde sou a Ana, preciso de construir um programa que lê um numero de 1 a 7 e informa o dia da semana correspondente,sendo o domingo o dia 1. Se o numero não corresponder a um dia da semana ,é mostrada uma mensagem de erro.Pode ajudar?
ResponderExcluirobrigaa
Não sei nada de programação. Comecei a estudar Portugol hj no VisuAlg.
ExcluirTentei fazer o que vc disse. Cheguei nesse resultado:
algoritmo "DiaDaSemana"
var
numero: inteiro
inicio
escreval ("Digite um número entre 1 e 7 para saber sua correspondencia com o dia da semana:")
leia (numero)
enquanto numero < 1 faca
escreval ("Informe um número que seja maior que 0 e menor que 8:")
leia (numero)
fimenquanto
enquanto numero > 7 faca
escreval ("Informe um número que seja maior que 0 e menor que 8:")
leia (numero)
fimenquanto
se numero = 1 entao
escreval ("O dia da semana correspondente ao número informado é domingo.")
fimse
se numero = 2 entao
escreval ("O dia da semana correspondente ao número informado é segunda-feira.")
fimse
se numero = 3 entao
escreval ("O dia da semana correspondente ao número informado é terça-feira.")
fimse
se numero = 4 entao
escreval ("O dia da semana correspondente ao número informado é quarta-feira.")
fimse
se numero = 5 entao
escreval ("O dia da semana correspondente ao número informado é quinta-feira.")
fimse
se numero = 6 entao
escreval ("O dia da semana correspondente ao número informado é sexta-feira.")
fimse
se numero = 7 entao
escreval ("O dia da semana correspondente ao número informado é sábado.")
fimse
escreval ("") //Pular uma linha para exibir a mensagem de finalização do algoritmo.
fimalgoritmo
Ps.: Deve haver algum jeito de conseguir diminuir esse algoritmo, mas como hj é meu primeiro dia, não faço a menor ideia de como fazer isso!
Espero que eu consiga me aprofundar no Portugol com o conteúdo que eu consegui na internet... Pretendo começar a estudar C# logo em seguida, mas eu li que antes eu precisava aprender lógica de programação e algorítimo.
Estou achando muito difícil e divertido tmb. Rsrsrs.
o meu ta parando de ler na primeira lnha... tipo, ja declara o fim no começo
ResponderExcluir... como resolvo???
Apresentar os quadrados dos números inteiros pares em um intervalo fornecido pelo usuário, bem como seu somatório. Utilizar o enquanto.
ResponderExcluirAlguém pode me ajudar nessa, por favor??