domingo, 8 de fevereiro de 2015

VISUALG: Exercícios Para Iniciantes

Ola, amigos


Primeiros passos para você ser um programador, é você aprender a lógica. 
Abaixo temos alguns exercícios para iniciantes na arte de programar.
Para seguir os exercícios peço que baixem e instale  o programa Visualg.



Ao lado podemos ver o
 programa Visualg.

Quando vocês abrirem
 o programa é assim
que vocês verão
 em seus computadores.











Abaixo temos vários exercícios resolvidos para iniciantes no Visualg.


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Exercício 1


Pedir para o usuário digitar um numero e imprimir este numero na tela.

Exercício Resolvido:




























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Exercício 2


Pedir para o usuário digitar dois números e imprimir a soma dos dois números.

Exercício resolvido:






















Ou podemos ser mais simples















OBS: Para fazer outro tipo de operação como Sbtração ( - ), divisão ( / ) ou multiplicação ( * ),
 é só substituir o sinal .

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Exercício 3


Pedir para o usuário digitar dois números e imprimir na tela o maior numero digitado.

Exercício resolvido:
















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Exercício 4


Pedir para o usuário digitar duas notas e imprimir na tela sua media aritmética.





















18 comentários:

  1. Var
    numero1, numero2,:

    O certo é numero1, numero2

    Pois está dando erro na sintaxe no exercício dois.

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    1. o exercício esta correto, não pode ter esta virgula que colocou depois do numero2.

      Var
      numero1, numero2 : Inteiro

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    2. exatamente poderia ser dessa forma aqui

      numero1 , numero2 :inteiro or se no caso você for usar o / ai se
      usa o numero1 , numero2 :real porque ai seria apenas para numeros reais , em fim espero ter ajudado de alguma forma , e desde já parabéns pela ótima iniciativa dos códigos ....

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  2. Alguem consegue resolver esta questão

    Elabore um algoritmo que calcule o troco a ser fornecido em uma compra, ao ser informado o valor da compra e o valor pago. Alem disso, o algoritmo deve fornecer menor numero de cedulas de 2,5,10,20,50, e 100 reais, de moedas de 1 real, e de moedas de 1,5,10,25 e 50 centavos a ser dado de troco

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    1. é muito complicado programar ele para calcular cada nota e moeda especifica no entento e possivel fazer assim....


      var
      numero,troco,numero2:inteiro

      inicio
      escreval ("valor do produto")
      leia numero1
      escreval(" o valor pago")
      leia numero2
      calc numero2-numero2
      escreval ("o valor do troco é ",calc)

      fimalgoritimo

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    2. mas ai tem um error...

      var
      numero,troco,numero2:inteiro

      inicio
      escreval ("valor do produto")
      leia (numero1) aqui segue o erro em fechar as aspas <----
      escoreval(" o valor pago")
      leia (numero2) outro error
      calc:= numero2-numero2 mas outro error por faltar os dois pontos e o sinal de = <----
      escreval ("o valor do troco é ",calc)

      bem espero ter ajudado de alguma abraços....

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  3. Algoritmo "semnome"

    Var
    compra,pago,resultado:real


    Inicio
    escreva("Valor da compra:")
    leia(compra)
    escreva("valor pago:")
    leia(pago)
    resultado<- pago-compra
    escreva("O troco é:", resultado)
    Fimalgoritmo

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  4. algoritmo "semnome"
    // Função :
    // Autor :
    // Data : 22/10/2017
    // Seção de Declarações
    var
    a, b, reais: real


    inicio
    // Seção de Comandos
    escreva("Digite o valor da compra: ")
    leia(a)
    escreva("Digite o valor pago: ")
    leia(b)
    reais <-(a-b)
    escreva("Seu troco é de: ", reais)
    fimalgoritmo

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  5. ALGUÉM ME AJUDA POR FAVOR

    -Criar um programa que leia o nome de um vendedor e seu salário, mostrando o nome e seu salário com acréscimo de 10%.

    -A Loja Mamão com Açúcar está vendendo seus produtos em 5 (cinco) prestações sem juros faça um programa que receba um valor de uma compra e mostre o valor das prestações.

    -Criar um programa que leia dois valores inteiros e efetue a troca desses valores na sua
    respectiva variável, e imprima na tela os valores invertidos.

    -Ler uma temperatura em graus Celsius e apresentá-la convertida em graus Fahrenheit. A fórmula de conversão é: (F=(9*C+160)/5), sendo F a temperatura em Fahrenheit e C a temperatura em Celsius.

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  6. Variância e Desvio Padrão

    Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/variancia-desvio-padrao.htm (adaptado)

    Imagine a seguinte situação: o dono de uma microempresa pretende saber, em média, quantos produtos são produzidos por cada funcionário em um dia. O chefe tem conhecimento que nem todos conseguem fazer a mesma quantidade de peças, mas pede que seus funcionários façam um registro de sua produção em uma semana de trabalho. Ao fim desse período, chegou-se à seguinte tabela:



    Funcionários

    Quantidade de peças produzidas por dia


    Segunda

    Terça

    Quarta

    Quinta

    Sexta


    A

    10

    9

    11

    12

    8


    B

    15

    12

    16

    10

    11


    C

    11

    10

    8

    11

    12


    D

    8

    12

    15

    9

    11





    Para saber a produção média de seus funcionários, o chefe faz o cálculo da média aritmética de produção, isto é, a soma do número de peças produzido em cada dia dividida pela quantidade analisada de dias.

    A partir desse cálculo, temos a produção diária média de cada funcionário. Mas se observarmos bem a tabela, veremos que há valores distantes da média. O funcionário B, por exemplo, produz uma média de 12,8 peças por dia. No entanto, houve um dia em que ele produziu 16 peças e outro dia em que ele confeccionou apenas 10 peças. Será que o processo utilizado pelo dono da empresa é suficiente para o seu propósito?

    Para calcular melhor a dispersão de dados, podemos calcular a variância populacional (var) a partir da seguinte fórmula:



    Calculando a variância populacional para cada funcionário, obtemos que:

    var (A) = 2,0
    var (B) = 5,36
    var (C) = 1,84
    var (D) = 6,0

    A partir daí, podemos afirmar que a produção diária do funcionário C é mais uniforme do que a dos demais funcionários, assim como a quantidade de peças diárias de D é a mais desigual.

    Como a variância pode ser afetada por valores que estão muito fora da média, podemos calcular o desvio padrão, que indica qual é o "erro" se quiséssemos substituir um dos valores coletados pelo valor da média. O desvio padrão é a raiz quadrada da variância.

    dp(A) = √var (A) = √2,0 ≈ 1,41

    dp(B) = √var (B) = √5,36 ≈ 2,32

    dp(C) = √var (C) = √1,84 ≈ 1,36

    dp(D) = √var (D) = √6,0 ≈ 2,45

    Podemos ver a utilização do desvio padrão na apresentação da média aritmética, informando o quão “confiável” é esse valor. Isso é feito da seguinte forma:

    média aritmética (x) ± desvio padrão (dp)

    Se o dono da empresa de nosso exemplo pretende concluir seu relatório com a produção média diária de seus funcionários, ele fará da seguinte forma:

    Funcionário A: 10,0 ± 1,41 peças por dia
    Funcionário B: 12,8 ± 2,32 peças por dia
    Funcionário C: 10,4 ± 1,36 peças por dia
    Funcionário D: 11,0 ± 2,45 peças por dia





    Mapa:

    Usando os conceitos apresentados acima, crie um programa que seja executado no VisualG, que faça o seguinte:

    1. Leia os valores de quantidades de peças produzidas por funcionários, por dia de semana, para 4 funcionários e 5 dias (como na tabela acima).
    2. Calcule a média aritmética simples de peças por funcionário.
    3. Calcule e exiba a variância populacional para cada funcionário.
    4. Calcule o desvio padrão para cada funcionário.
    5. Exiba a média aritmética +- desvio padrão, como no exemplo acima, para cada funcionário.

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  7. Pago bem para quem resolver a questão acima

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  8. alguem porfavor me ajude,como é que faço um algoritmo que pedi a quantidade do produto e multiplica pelo preço do produto?ajudem porfavor


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  9. boa tarde sou a Ana, preciso de construir um programa que lê um numero de 1 a 7 e informa o dia da semana correspondente,sendo o domingo o dia 1. Se o numero não corresponder a um dia da semana ,é mostrada uma mensagem de erro.Pode ajudar?
    obrigaa

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    1. Não sei nada de programação. Comecei a estudar Portugol hj no VisuAlg.

      Tentei fazer o que vc disse. Cheguei nesse resultado:

      algoritmo "DiaDaSemana"

      var

      numero: inteiro

      inicio

      escreval ("Digite um número entre 1 e 7 para saber sua correspondencia com o dia da semana:")
      leia (numero)

      enquanto numero < 1 faca
      escreval ("Informe um número que seja maior que 0 e menor que 8:")
      leia (numero)
      fimenquanto

      enquanto numero > 7 faca
      escreval ("Informe um número que seja maior que 0 e menor que 8:")
      leia (numero)
      fimenquanto

      se numero = 1 entao
      escreval ("O dia da semana correspondente ao número informado é domingo.")
      fimse
      se numero = 2 entao
      escreval ("O dia da semana correspondente ao número informado é segunda-feira.")
      fimse
      se numero = 3 entao
      escreval ("O dia da semana correspondente ao número informado é terça-feira.")
      fimse
      se numero = 4 entao
      escreval ("O dia da semana correspondente ao número informado é quarta-feira.")
      fimse
      se numero = 5 entao
      escreval ("O dia da semana correspondente ao número informado é quinta-feira.")
      fimse
      se numero = 6 entao
      escreval ("O dia da semana correspondente ao número informado é sexta-feira.")
      fimse
      se numero = 7 entao
      escreval ("O dia da semana correspondente ao número informado é sábado.")
      fimse

      escreval ("") //Pular uma linha para exibir a mensagem de finalização do algoritmo.

      fimalgoritmo


      Ps.: Deve haver algum jeito de conseguir diminuir esse algoritmo, mas como hj é meu primeiro dia, não faço a menor ideia de como fazer isso!

      Espero que eu consiga me aprofundar no Portugol com o conteúdo que eu consegui na internet... Pretendo começar a estudar C# logo em seguida, mas eu li que antes eu precisava aprender lógica de programação e algorítimo.

      Estou achando muito difícil e divertido tmb. Rsrsrs.

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  10. o meu ta parando de ler na primeira lnha... tipo, ja declara o fim no começo
    ... como resolvo???

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  11. Apresentar os quadrados dos números inteiros pares em um intervalo fornecido pelo usuário, bem como seu somatório. Utilizar o enquanto.
    Alguém pode me ajudar nessa, por favor??

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